segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Doegue, o terrível fofoqueiro

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. Provérbios 18:21.

O primeiro rei de Israel foi Saul. Começou bem o seu reinado; mas não vigiou e o Espírito Santo saiu dele, pois Saul deu muitas brechas na sua vida, ao ponto de espíritos malignos se apossarem dele.
Saul tornou-se invejoso, dominador, competidor; pois ele bem sabia que o seu reinado ia acabar. Sabia que Davi o filho de Jessé é que era o escolhido por Deus para reinar em seu lugar. Saul tinha ódio de Davi,então na sua loucura e grande inveja de Davi travou-se uma guerra espiritual, foi uma guerra terrível!
Mas Deus estava com Davi, sempre o livrando das ciladas malignas, que Saul na sua fúria planejava matá-lo. Davi tinha sempre que se esconder dele, mas nunca intentou vingar-se do seu opositor; Deus guerreava por Davi.Ao ler a sua história vemos que Davi foi livre várias vezes da morte. Um dia Davi teve que fugir rápido e esconder-se na caverna de Adulão. Já imaginou que ele sabia, por revelação de Deus, que ele sentaria no trono e que Deus o prometera que nunca faltaria um descendente dele no reino de Judá? Agora Daví vai ser chefe ou líder de quatrocentos homens, que se achavam endividados , de espíritos desgostosos . Imagino que lugar triste ;quantos murmuradores angustiados ali naquela caverna.Deveria ser a caverna do medo, da angústia de homens que não tinham dinheiro para pagar suas dívidas, como é narrado em 1 Samuel 22, mas Deus usou o profeta Gade para ajudar Davi.
“O profeta Gade disse a Davi: Não fiqueis naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá .Então Davi foi e veio para o Bosque de Herete”.
Mas Saul não desistia do mal que queria fazer. Sempre pondo espias para ver onde ele estava. O pior para Saul,foi que seu filho Jônatas,fez aliança de grande amizade com Davi, isso para Saul era como seu filho o traísse. Além de todos os males que contrai ele tinha uma auto- comiseração, dizendo: ninguém tem dó de mim, todos estão armando ciladas contra mim, inclusive meu filho Jônatas.
Em 1 Samuel 22:9 e 10diz:”Então respondeu Doegue , o edomita , que também estava com os criados de Saul , e disse: Ao filho de Jessé vi vir a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube, o qual consultou por ele o Senhor , e lhe deu mantimento , e lhe deu também a espada de Golias ,o filisteu”.
Veja o resultado destas “fofocas” terríveis . Doegue, o fofoqueiro, contou para Saul estas coisas como se Davi estivesse pegando a espada do terrível gigante Golias, para vingar-se de Saul. Isto não havia passado pela mente de Davi que havia dito: “Longe de mim em tocar o ungido de Deus “. Mas a fofocada de Doegue fez Saul tomar uma triste e terrível decisão. Provérbios 20:3 diz: “Honroso é para o homem o desviar-se de questões,mas o tolo é intrometido O” tolo Doegue trouxe coisas desastrosas com suas palavras envenenadas.
Agora o rei Saul, sabendo disto , mandou chamar Aimeleque, sacerdote de Deus e também convocou todos os sacerdotes ungidos de Deus, que eles se apresentassem diante do rei. Então Saul na sua fúria maligna mandou matar Aimeleque e também matou oitenta e cinco sacerdotes que vestiam éfode de linho. Ninguém quis matar estes homens escolhidos por Deus para executar a sua obra.
“Então, disse o rei a Doegue :Vira-te tu e arremete contra os sacerdotes”.
Quantas conseqüências terríveis por causa das palavras do terrível fofoqueiro Doegue.
Ainda mais o rei deu ordem para os moradores da cidade de “Nobe, cidade dos sacerdotes, passou a fio de espada , desde o homem até a mulher , desde os meninos até aos de mama; e até os bois , jumentos e ovelhas passou a fio de espada”.
Que terrível tragédia !!! Por isto é que está escrito: “A morte e a vida estão no poder da língua”. Quantas lágrimas foram derramadas por causa do veneno que estava na língua de Doegue? Precisamos vigiar muito nossas palavras. Quantas vezes não vigiamos nossas palavras e pomos para fora palavras que podem matar a fé de uma pessoa? Podem matar a moral de pessoas ao nosso redor.
Vamos estar alertas antes de abrirmos a boca. Eu ouvi de alguém este provérbio, que me trouxe muita edificação: “A melhor resposta é aquela que você não dá. (fica calado)
Muitas vezes se fazer de surdo e mudo é muito melhor!
Hoje, em pleno século XXI, existem espalhados por toda parte “os terríveis Doegues”.
E porque não dizer que eles estão atuando na família, no lar no serviço, na igreja e em tantos outros lugares?
Meu Deus! Que este trágico acontecimento do rei Saul e de Doegue, possa trazer para nós grandes advertências. Davi já reinando escreveu no Salmo dezenove versículo quatorze:”Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor Rocha minha e Libertador meu”.
A Palavra de Deus é rica de ensinamentos sobre como usar nossas palavras. Escolhi algumas como advertências e outros como exemplo.Provérbios 26:17 diz:”O que passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas”.
Às vezes podem ser palavras simples mas impensadas, como se fosse um cachorrinho “vira-latas”,mas se você o pegar pelas orelhas é perigoso também; e muitas vezes estas palavras se transformam em crimes e confusões desastrosas! È como se você pegasse um “Pit Bull” pelas orelhas, imagine esta cena!!!Portanto tais palavras não deveriam ser ditas. ‘CADA UM SE FARTA DE BEM PELO FRUTO DA SUA BOCA”.

“HÁ ALGUNS CUJAS PALAVRAS SÃO COMO PONTA DE ESPADA,MAS A LÍNGUA DOS SÁBIOS É SAÚDE”.

“COMO MAÇÃS DE OURO EM SALVAS DE PRATA ASSIM É A PALAVRA DITA A SEU TEMPO”.
Amém!!! Deus lhe abençoe!!!
Glorinha Silveira

Salvador, 13-08- 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário