segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O QUE É UMA PARÁBOLA?

Parábola é contar uma história, para dela tirar uma grande verdade.

Jesus em seu Ministério aqui na terra ele contou várias parábolas. Vamos ver uma delas que está escrito no Evangelho de S. Marcos 4: 31 e 32: “A quem assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábolas o representarão? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra.”
Certa vez Jesus disse: “Se tiverdes FÉ como grão de mostarda pedireis tudo e ser-lhe-á dado”.
Hoje nós vemos muitos cristãos que por sua pequena fé, ou melhor, por sua incredulidade, se esconde atrás desta palavra e dizem: a minha fé não é nem do tamanho de uma semente de mostarda. Mas no versículo seguinte Jesus completa o seu ensinamento sobre fé.
“Mas tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
Vejamos primeiramente a Menor de todas as sementes como ela torna-se a Maior de todas as hortaliças que é a mostarda. Mas tendo sido semeada, cresce, cria ramos de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo de sua sombra. O que fazemos com a semente?
é para ser colocada em uma gaveta? È para ser guardada em qualquer canto abafada? Não e não
ela só tem o seu valor quando é jogada na terra, e cultivada aí sim; e Jesus nos ensina que da menor semente torna-se a maior!!!!Assim é a nossa Fé, não é apenas na mente, ou nos lábios.
Ela tem que ser exercitada, tem que crescer em nós. Pois a Fé tem uma voz, quando acreditamos a semente (a nossa fé) e obedecemos a essa voz, ela cresce de tal forma que as aves do céu vêm aninhar-se nos galhos da grande hortaliça. O que significam esses pássaros a que vem pousar vem ficar debaixo da sombra dela? Aí está a maior lição que Jesus quis nos ensinar nesta parábola.
São as vidas preciosas que vêm em nós uma Fé viva e vem nos pedir que nos mostre a verdade para elas que estão sedentas em adquirir também essa fé que temos em Jesus.
Quantas pessoas chegam perto de mim e dizem: “Eu queria ter fé, como eu posso fazer?” Então explicamos que Jesus é o autor dessa fé preciosa que vale muito mais que o ouro que perece; e com alegria dizemos: “Leia a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus e cada vez que você a ler e por em prática você vai crescendo de Fé em Fé.
O mundo está gritando por conhecer essa verdade em nós; vamos deixar que essas vidas encontrem em nós esta sombra refrescante, assim vai encaminhá-las para verdade que é Jesus a única esperança.

Glorinha Silveira

Salvador, 19-10-09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário