segunda-feira, 20 de abril de 2009

DE FILHO DO TROVÃO Á APÓSTOLO DO AMOR

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de DEUS; e todo aquele que ama é nascido de DEUS, e conhece a DEUS “Pois DEUS é AMOR”. (1 João 4:7)


Como são lindas as palavras carinhosas de João!
Nas suas três epístolas, ele só chama os irmãos de “amados,” “filhinhos”...Imagino quanta bondade naquele velho apóstolo. Gosto de imaginar como seria bom se os cristãos fossem mais amorosos uns com os outros.
Muitos dizem que eu tenho um gênio bravo, herdado de meus avós de meus pais, que têm uma natureza forte, e dizem :--Não tem jeito de mudar. Nasci assim, com essa personalidade, e vou morrer assim.
Quando dizemos isso é porque não estamos acreditando num DEUS que pode mudar tudo. “Pois se alguém está em Cristo, nova criatura é : as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.(2 cor. 5:17).
Vamos voltar um pouco atrás e ver quem era João, quando foi chamado para ser apóstolo.Jesus o chamou de Boanerges, que significa: “Filho do trovão” (Mc 3:17).
È o tipo da pessoa com “estopim curto”.
Certa vez , João disse: “Mestre, vimos um grupo que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. (Lc. 9:49, 50).
Aqui vemos Jesus ensinando a João: Não sejas tradicional e cheio de preconceitos.
Não tenhas dentro de ti uma tabuleta de religião. João, eu tenho em vários lugares pessoas que me seguem, portanto não os proibais mais. Deixa que o meu Espírito opere onde Ele quer e como quer.
Fiz uma paráfrase deste pequeno trecho da Bíblia que serve hoje para muitos religiosos que pensam só haver salvação na sua igreja ou denominação.
Jesus continua o seu tratamento com Boanerges:”E aconteceu que, completando-se os dias para sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
E mandou mensageiros diante de sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque oseu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também o fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse:Vós não sabeis de que espírito sois”.(Lc 9:51 a55).
Era como que Jesus dizendo: João e Tiago este espírito vingativo não vem de mim.
Vocês querem fazer dos samaritanos uma churrascada? João, aprenda comigo, que o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salva-las.
Imagino como o coração de João ficou arrependido envergonhado. Agora, mais uma lição para ele se aproximar da qualidade de “apóstolo do amor”.
Jesus continua tratando hoje com ,muitos “Boanerges”na sua igreja. Graças a Deus , muitos estão dando lugar ao Espírito Santo para um quebrantamento no seu “eu”.
Em Marcos 10:35á45,está escrito outro episódio com o Boanerges: E aproximaram-se dele Tiago e João filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queríamos que nos fizesses o que pedirmos E Ele lhes disse: que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Que pedido mais egoístas eles fizeram, trazendo até indignação e contendas com seus dez colegas de ministério.
Mas Jesus deu-lhes uma boa resposta: Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande , será vosso serviçal: E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Que lição mais direta para acabar com sua vaidade.
Posso novamente imaginar a vergonha que tiveram diante de todos. È assim que Jesus vai trabalhando no nosso caráter; as vezes dói mas como precisamos ser moldados com o caráter de Cristo. Vejo nessas lições do nosso grande Mestre como precisamos ser trabalhado !!!!Vejo como Deus é longânimo , e paciente conosco ,pois eu era um “burro bravo” Jesus foi me amansando e, graças a Deus, meu coração é sensível à doce voz do Espírito santo. Peço sempre a Deus que continue me quebrantando, mesmo que doa , vale a pena ser usado por Ele .Aliás , tenho sempre dito :não tem maior privilégio de ser usada pelo seu Espírito Santo..
A proporção que vamos dando lugar a Jesus , Ele vai tirando as arestas do nosso “vaso”
E o “boanerges” que é a nossa velha natureza vai sendo transformada dia a dia.
Voltemos agora para o finalzinho da vida do apóstolo João. Ele mesmo disse:”Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição , e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1:9).
Diz a tradição que João, nessa época , deveria ter quase 100 anos. E que foi o último apóstolo a morrer. Estava aquele velhinho ali exilado, sentindo muito calor durante o dia e muito frio a noite . Mas agora está cheio de amor por Jesus . Tinha aprendido as lindas lições com seu Mestre amado. Estava ali sendo companheiro nas aflições e na paciência de Jesus, por causa da sua Palavra. Creio que João não via ali qualquer porta de saída. Estava isolado naquela ilha , sem murmurar e nem questionava pelo martírio.
Hoje , no século 21, é bem diferente , quem vai para uma ilha , vai para descansar , para lazer e distração, sendo fácil o acesso,e grande conforto que geralmente oferece.
Posso lhe afirmar pois tive o privilégio de viajar por longas horas em alto mar ainda debaixo de uma grande tempestade , muitas pessoas se jogaram no chão pois o navio
Era jogado de um lado para outro , por causa da chuva com muita ventania.
Quando chegamos lá eu só fazia chorar , relembrando os seus grandes sofrimentos.
Ele não agüentaria estar ali se não fosse o trabalhar de Jesus em sua vida .Podemos imaginar o nosso irmão João olhando para todos os lados e não vendo nem uma porta de saída. Mas uma “Porta” se abriu no céu e ele viu Maravilhas. A presença de Jesus fez com que ele caísse por terra,como morto, aos seus pés. Mas Jesus pôs sobre ele as suas mãos e disse: “Não Temas ;EU SOU o PRIMEIRO E O ÙLTIMO, aquele que vive; fui morto , mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno” ( Ap 1:17 e18).
Ali João recebeu toda a REVELAÇÂO—que é o Apocalipse..
Observe bem na disposição de João , de sofrer de aprender ser tratado por Jesus de ter grande intimidade com o PAI a ponto depois de ser chamado por Jesus de “Apostólo do Amor. Com a disposição de João ,de sofrer por amor de Jesus e de sua Palavra, hoje podemos conhecer um pouco do lugar maravilhoso que nos espera .ALELUIA!!!!
Lendo o APOCALIPSE e´como se Jesus abrisse uma pequena cortina , para vermos um pouco ‘das lindas belezas que nos aguardam . Só em ler que no céu não haverá tristeza nem dor , não haverá lágrimas ; pois Jesus nos prometeu que Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima.Vale a pena de nos dispor a obedecê-lo .até a morte.
Em qualquer circunstância que tivermos que passarmos vamos buscar Domínio proprio
Se você tem a natureza de “filho do trovão” um Boanerges busque no Senhor Jesus o melhor exemplo de mansidão e humilde de coração . Assim como Jesus fez com João
Trabalhou em sua vida toda até chegar ao João ; agora ele é diferente do principio de seu ministério de um cristão carnal para um “Àpostolo do amor”
O DOMINIO PROPRIO é uma parte importante do “FRUTO DO ESPÌRITO”
Que mudará a nossa velha natureza carnal.



AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS ,NOVA CRIATURA É; AS COISAS
VELHAS JÁ PASSARAM , EIS QUE FAÇO TUDO NOVO.”



GLORINHA SILVEIRA. 29-03-2009

7 comentários:

  1. irma glorinha, amei esse estudo o Espírito do Senhor realmente está falando!!!! Glórias ao Senhor!

    ResponderExcluir
  2. irma glorinha estou pesquisando para pregar num retiro em florianipolis vou usar este texto como material de estudo que Deus contiunue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Ola irma amada do Senhor Jesus..
    Meu nome e Valeska. Estava lendo a palavra de Deus, e lendo o livro de Marcos o termo "Filhos do Trovao" me chamou a atencao. Procurei no google para ver se encontrava alguma explicacao, encontrei algumas, porem a que estava mais completa foi a de filhos do trovao significar "Filhos da palavra de Deus". O site que encontrei e em Ingles. Se voce nao conseguir entender pode usar o sistema de traducao do google ou imprimir e pedir para alguem traduzir. E um estudo muito rico, vale a pena conferir. www.jimporterfield.com/pages.asp?pageid=30169
    Fique na paz.. Um abraco Valeska

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho do trovão = filho da palavra de Deus

      Somos filhos do trovão?

      Excluir
  4. Muito bom mesmo...Parabéns pelo bonito trabalho. Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu estudo,aprendi muito através de seu modo de ensino.
    Deus te abençoe sempre amada!

    ResponderExcluir
  6. Amei seu estudo aprendi muito com seus ensinamentos!
    Deus te abençoe grandemente.Amém

    ResponderExcluir